UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/10/2009 - 21h24

Fundos de ações perderam espaço no mercado brasileiro nos últimos 12 meses

SÃO PAULO - Segundo dados da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Desenvolvimento), a categoria Ações viu sua participação no patrimônio líquido total dos fundos brasileiro diminuir nos últimos 12 meses, apesar do rali nos mercados de renda variável iniciado em março. O segmento teve seu melhor desempenho em 2007, com 15,48% de participação.

Em 2008, além da crise, a participação percentual da categoria no market share do mercado de fundos no Brasil também foi afetada pela separação dos fundos de Participações em outra categoria. Em relação a dezembro do ano passado, a participação dos fundos de Ações no PL total estava estável em agosto, com 10,94%.

Segundo os dados preliminares da Anbid, em setembro essa participação deve aumentar, mesmo que pouco - até 28 de setembro, a categoria respondia por 11,31% da somatória do patrimônio líquido da indústria doméstica de fundos.

Categorias em queda no ano

Dando continuidade a sua tendência dos últimos anos, a categoria Renda Fixa segue perdendo participação no PL dos fundos no País. Depois de um leve aumento em 2008, a categoria respondeu em agosto por 27,61% do patrimônio líquido - há um ano, sua participação era de 30,52%. Até 28 de setembro, Renda Fixa respondia por 27,20% do mercado de fundos.

A categoria Referenciado DI também continua perdendo espaço no patrimônio líquido da indústria de fundos brasileira. Em relação ao início do ano, a queda é de quase 2 pontos percentuais - entretanto, segundo a prévia do resultado de setembro, a categoria será responsável por 14,34% do patrimônio, praticamente estável em comparação a agosto e julho, indicando que os fundos Referenciado DI podem ter freado a queda.

Multimercados e FIDC

A categoria Multimercados, por outro lado, tem mostrado um modesto avanço nos últimos 12 meses - foi de 22,11% do patrimônio líquido em agosto do ano passado para 23,69% em agosto de 2009. O número deve se manter estável em setembro, com leve alta.

Já a categoria Outros - que inclui Fundos Imobiliários, Fundos Exclusivos Fechados, Fundos de Dívida Externa e Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FDIC) - apesar de mostrar avanço em relação a 2008, perdeu espaço no último mês. A categoria, que encerrou o ano passado com participação de 3,90% no patrimônio dos fundos, fechou agosto com 4,87%. Em relação a julho, entretanto, houve uma queda, já que no mês a participação havia sido de 5,70%.

Vale mencionar que o desempenho da categoria Outros está amplamente ligado ao desempenho dos FDIC - já que esses fundos são maior parte da composição da categoria. Em setembro, os FDICs devem ter participação próxima de 4,48% no PL total do País - porcentagem que acumulavam até 28 de setembro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host