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02/10/2009 - 14h05

Inclusão e pertencimento: conheça as características do novo consumidor

SÃO PAULO - O novo consumidor veio para ficar, porém, sua forma de consumir é diferente. Esta é uma das conclusões que consta do estudo "Tendências da Maioria - O desafio de conquistar um mercado de R$ 760 bilhões", realizado pelos institutos Datafolha e Data Popular.

Segundo a pesquisa, diferentemente do cliente tradicional, a descoberta do consumo faz com que o mercado emergente desenvolva um jeito próprio e inclusivo de comprar. Na hora do consumo, ele busca inclusão, pertencimento, vantagens e razões concretas, além de ser fiel, mais solidário, ter orgulho do desconto e prazer em oferecer.

Por sua vez, o consumidor tradicional sempre consumiu procurando por exclusividade, diferenciação e consumo do intangível. Este cliente é menos fiel, mais solitário, tem vergonha de receber desconto e prazer em ostentar.

Outras características

Ainda de acordo com a pesquisa, o novo consumidor movimenta R$ 760 bilhões por ano, representa 90% da população, 76% do consumo, 69% dos cartões de crédito e são 86% dos internautas.

Com maior poder de consumo, o levantamento indica que ele ficará cada vez mais exigente, desejando melhores produtos, governos e qualidade de vida, além de estarem dispostos a pagar mais, se reconhecerem as funcionalidades dos produtos, as quais procuram utilizar ao máximo.

No que diz respeito ao relacionamento do novo consumidor com as marcas, as populares sairão na frente, pois representam o passaporte para uma qualidade de vida melhor.

Por outro lado, apesar do consumo ser de massa, o relacionamento não pode ser impessoal, já que as marcas que construírem uma relação de parceria com o cliente serão mais valorizadas.

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