! Competitividade faz com que gerentes de empresas grandes trabalhem mais - 05/10/2009 - InfoMoney
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/10/2009 - 15h51

Competitividade faz com que gerentes de empresas grandes trabalhem mais

SÃO PAULO - Quanto maior o nível hierárquico do profissional, mais horas ele passa trabalhando. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho Online, presidentes e gerentes trabalham, em média, 53,2 horas por semana. Porém, se esse profissional está em uma empresa de grande porte, com faturamento acima de US$ 100 milhões por ano, esse número é ainda maior: de 55,7 horas.

Segundo o diretor de Marketing da empresa, Adriano Meirinho, isso acontece porque há mais competitividade nas empresas grandes, tanto com outras companhias quanto entre os funcionários. Ele também lembra que as empresas maiores costumam investir mais em ferramentas de avaliação dos profissionais do que acontece nas pequenas.

"Isso pode ser explicado porque existe muita competitividade entre organizações que disputam mesmos mercados, portanto essa pressa é repassada aos funcionários", explica.

"Além disso, dentro de empresas de grande porte, a competição entre funcionários também é muito grande. Isso ocorre porque a competição começa nos processos seletivos, pois existem muitos candidatos para uma mesma vaga. Temos que lembrar que trabalhar em empresas de grande porte e multinacionais é o sonho de muitos profissionais. Para manter seus cargos dentro dessas organizações, e devido à competição com os colegas, os próprios funcionários se forçam a trabalhar mais e fazer melhor", completa.

Necessidade

Meirinho explica que esses funcionários não trabalham por mais tempo para demonstrar terem mais responsabilidade ou dedicação que outros, mas por ser uma questão de necessidade.

Porém, ele também ressalta que nem sempre os profissionais workaholics são bem vistos pela empresa. "Se ele entra muito cedo e sai muito tarde, não apenas significa que ele tem mais trabalho a fazer, mas sim que não organizou seu tempo bem, e administrou suas tarefas corretamente. O bom profissional é aquele que consegue ser produtivo no seu tempo de trabalho determinado pela empresa", afirma.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host