UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/10/2009 - 17h54

Linha branca: varejo quer prorrogação do IPI e nova alíquota para lavadoras

SÃO PAULO - O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) pretende pedir ao governo que prorrogue novamente a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidentes sobre as mercadorias de linha branca.

Previsto para terminar no próximo dia 31 de outubro, a entidade, segundo informações de sua assessoria de imprensa, espera que o benefício vigore até o mês de dezembro.

Além disso, o setor quer que o governo torne permanente a alíquota de 10% de IPI incidente sobre as máquinas de lavar, conseguida depois das medidas de desoneração, já que, de acordo com o IDV, a redução ajudou muito nas vendas.

Desoneração

Ainda conforme o Instituto, caso a desoneração tributária, adotada no início do ano com o objetivo de estimular a economia do País, mantendo o mercado aquecido e preservando empregos, não seja mantida, as vendas devem cair em torno de 15%.

Na época, a alíquota incidente nas máquinas de lavar de até 20 quilos, por exemplo, caíram de 20% para 10%; nas geladeiras saíram de 15% para 5%, nos fogões, de 5% para 0%, e nos tanquinhos, de 10% para 0%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host