UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/10/2009 - 13h42

Falta de dinheiro para alimentação será um dos temas da próxima Pnad

SÃO PAULO - A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada e divulgada anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), trará novos indicadores a partir da próxima edição. Agora, também devem ser computados dados sobre qualidade da alimentação.

De acordo com o Instituto, os entrevistados para a próxima edição da pesquisa deverão responder se diminuíram a quantidade de alimentos ou se deixaram de contar com uma alimentação saudável por questões financeiras. Ainda será perguntado aos entrevistados se eles passaram fome por não terem dinheiro para comprar alimento.

"Como qualquer dado da Pnad, essas informações devem ser revertidas em prol da população", considerou, de acordo com a Agência Brasil, a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira. "O objetivo é retratar o País para que o Governo possa beneficiar os brasileiros, direcionando melhor suas políticas".

Segurança também será questionada

Outra novidade da Pnad são questões relacionadas à segurança. Para a edição que está sendo preparada, os entrevistados deverão responder se foram vítimas de algum tipo de violência e se chegaram a procurar a polícia ou a Justiça por conta disso. "É um suplemento que vem sendo pedido há algum tempo por muita gente, de pesquisadores a responsáveis por políticas públicas, incluindo o Conselho Nacional de Justiça", afirmou Maria.

Segundo ela, o IBGE percebeu a necessidade de abordar o tema na pesquisa. "É um tema atual e vai dar resultados bastante interessantes", considerou. Ainda em relação à segurança, serão computados dados sobre o uso de dispositivos de segurança no domicílio, como fechaduras, barras contra arrombamento ou outros recursos de proteção.

Pnad 2009

Desde a última segunda-feira (5), os pesquisadores do IBGE começaram a recolher os dados da próxima edição da Pnad. Serão visitados mais de 150 mil domicílios nas 27 unidades da federação do País para investigar questões relacionadas ao emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host