UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/10/2009 - 12h58

Ipsos: 50% se sentem um pouco ou muito mais confiantes para investir

SÃO PAULO - Levantamento realizado pela Ipsos, a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), revela que 50% dos brasileiros se sentem um pouco ou muito mais confiantes em sua capacidade de investir no futuro (o que inclui a capacidade de economizar para se aposentar ou pagar os estudos dos filhos) do que há seis meses.

O número é 9 pontos percentuais maior que o registrado na pesquisa anterior, publicada em setembro, quando 41% dos brasileiros estavam confiantes em sua capacidade de investir no futuro.

No geral, outros 24% sentem praticamente a mesma confiança de seis meses atrás.

Confiança alta nas classes AB e C

Considerando os segmentos da população, a confiança dos entrevistados da classe C e das classes A e B alcançou o mesmo índice, de 57%. Entre os pesquisados das classes D e E, 37% afirmaram estar muito e um pouco mais confiantes na capacidade de investir que há seis meses.

Há ainda aqueles que acreditam que sua capacidade de investimento é a mesma de seis meses atrás. Essa opinião atinge 36% da classe DE, 20% dos pesquisados da classe AB e 16% da classe C.

Regiões do País

Comparando as regiões do País, os entrevistados da região Sudeste são os que se mostram muito e um pouco mais confiantes para investir no futuro que há seis meses. Essa percepção atingiu 53%.

Em seguida, vem a região Nordeste, onde 50% dos entrevistados se sentem pouco ou muito mais confiantes. Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Sul, os índices atingem 43% e 46%, respectivamente.

Por outro lado, 37% dos entrevistados do Norte/Centro-Oeste sentem que sua capacidade de investimento é a mesma de seis meses atrás, contra 26% do Nordeste, 22% do Sudeste e 15% do Sul.

Menos confiantes

De maneira geral, 24% dos entrevistados se disseram um pouco ou muito menos confiantes para investir no futuro. Dos entrevistados da classe DE, 23% têm essa opinião, ao passo que na classe C são 25% e na AB, 21%.

Quanto às regiões, a Nordeste tem o menor percentual (16%) de pessoas menos confiantes, seguida das regiões Norte/Centro-Oeste (20%), Sudeste (25%) e Sul (39%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host