UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/10/2009 - 13h42

Brasileiro prefere fazer compras uma vez ao mês, logo após o pagamento

SÃO PAULO - Na hora de comprar mantimentos, metade dos brasileiros prefere ir às compras uma vez ao mês e logo depois do pagamento. A conclusão é de uma pesquisa internacional da Synovate, feita em dez países, sobre os hábitos das pessoas na hora de fazer este tipo de compra.

"Uma compra grande logo depois do pagamento é comum por aqui. Historicamente, a frequência era a mesma, mas por conta da alta inflação. Portanto esta periodicidade é um hábito enraizado aqui", explica o diretor de negócios da Synovate no Brasil, Ari Gonzalis.

No geral, considerando os dez mercados pesquisados, 39% das pessoas vão às compras semanalmente e 17% uma vez ao mês, todo dia ou quando tem tempo.

No que diz respeito ao local de compra, a maior parte dos entrevistados (64%) prefere o supermercado. Em seguida estão os hipermercados (37%) e as mercearias (25%).

Gastos

Uma boa parte dos consumidores (40%) alega estar gastando menos agora do que há 12 meses, sendo que, globalmente, 58% preferem comprar nos locais que oferecem os maiores descontos.

No Brasil, contudo, este percentual sobe para 74%, ficando atrás somente da Malásia, onde 76% dos entrevistados admitiram tal atitude.

Ainda conforme o levantamento, três quartos das pessoas acreditam que os itens de mercearia estão muito caros e deveriam ser mais baratos, com destaque para os sérvios, onde 90% têm este pensamento, para os brasileiros (89%) e para os russos (88%).

Sustentabilidade

Quanto à sustentabilidade, 62% dos entrevistados dizem que comprariam em um local mais distante, se soubessem que a loja escolhida respeita o meio-ambiente.

Além disso, 79% acreditam que supermercados e mercearias deveriam oferecer instalações para a reciclagem de produtos, sendo que no Brasil este percentual é de 90%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host