UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/10/2009 - 16h33

Procura do consumidor por crédito recua 1,7% em setembro, aponta ACSP

SÃO PAULO - A procura do consumidor brasileiro por crédito apresentou queda de 1,7% em setembro deste ano, frente a agosto.

Os dados, que foram divulgados nesta sexta-feira (9), são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que é composto por 25 milhões de registros.

A pesquisa indica que o desempenho das consultas não foi uniforme, pois apenas a região Sudeste registrou crescimento, de 1%, com destaque para o estado de São Paulo (+2,2%). Entretanto, na capital paulista, observou-se estabilidade.

Já na comparação com setembro do ano passado, a demanda por crédito caiu 17,01%, com destaque para o Centro-Oeste (-30,62%), o Sudeste (-19,06%) e o Sul (-12,64%).

Análise

De acordo com a entidade, esse recuo pode ser explicado pelo efeito-calendário, uma vez que setembro teve um dia útil a menos do que agosto. Dessa maneira, a ACSP confia na continuação do ritmo de recuperação registrado deste maio, levando em conta a média diária de consultas.

As perspectivas para o último trimestre deste ano são de expansão do crédito ao consumidor e de crescimento do movimento de vendas do varejo, que deverão refletir em aumento nas consultas dos SCPCs e SPCs.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host