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14/10/2009 - 14h46

Confiança cresce mais para os paulistanos com renda superior a 10 mínimos

SÃO PAULO - O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) dos paulistanos com rendimentos superiores a 10 salários mínimos aumentou 13,5% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 165,6 pontos.

Os consumidores paulistanos pertencentes à faixa de renda inferior a 10 salários mínimos também apresentaram variação positiva no período, de 11,1%, atingindo 153,2 pontos.

Na comparação mensal, sobre setembro, a confiança dos consumidores de maior renda subiu 6,1%, ao passo que a confiança daqueles que ganham abaixo de 10 salários mínimos cresceu 5,3%.

Os dados, divulgados nesta quarta-feira (14) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontam que o ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Futuro e presente

Na relação entre outubro de 2008 e 2009, considerando o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor) dos consumidores de maior renda, a pesquisa aponta que o índice apresentou incremento de 18,2%, passando para 171,7 pontos. Já o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais) subiu 6,4%, para 156,3 pontos.

Entre os paulistanos com renda menor do que 10 salários mínimos, o IEC registrou alta de 14,2% em relação a outubro do ano passado, indo para 158,8 pontos no mês atual, enquanto o Icea subiu 6,3%, passando para 144,8 pontos.

Faixa etária

Segundo a Fecomercio-SP, os homens ainda estão mais otimistas do que as mulheres no décimo mês do ano, com 156 pontos contra 152,8 pontos. No entanto, na comparação anual, o índice deles variou menos do que o delas: 10,7%, ante 11,5%. Na comparação mensal, houve movimento parecido, com eles variando 5,4% e elas, 5,7%.

Além disso, o consumidor com idade inferior a 35 anos se mostrou mais confiante em outubro, frente ao mesmo mês do ano passado, com alta de 10,7% no ICC, que chegou a 155,6 pontos. Já entre os paulistanos da faixa etária superior a este patamar, a alta foi a mesma, mas o índice atingiu 152,2 pontos.

No que diz respeito ao futuro, os homens, assim como as pessoas com menos de 35 anos, estão mais otimistas que as mulheres e os paulistanos com mais de 35 anos. O índice atingido por eles foi de 160,8 pontos, contra 159,2 delas. Já os menores de 35 anos alcançaram 161 pontos, contra 158,3 pontos dos mais velhos.

Sobre a pesquisa

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com 2.100 pessoas no município de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques pelos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

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