UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/10/2009 - 11h57

Endividamento cai em outubro e atinge 41% dos paulistanos

SÃO PAULO - Seguindo a tendência registrada em setembro, os paulistanos estão menos endividados em outubro. Débitos com cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal ou prestações em geral apresentaram queda de quatro pontos percentuais neste mês, quando comparados ao mês passado, ficando em 41%, índice menor que a média dos últimos 12 meses.

Os dados fazem parte da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta quinta-feira (15) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). A redução é ainda maior, na relação com outubro do ano passado, quando 53% dos paulistanos estavam endividados.

"As renegociações de dívidas, principalmente as dos cartões de crédito, e a entrada de recursos do 13º salário estão entre os fatores que explicam a redução do índice de inadimplência", afirma a economista da Federação, Adelaide Reis. Com os dados deste mês, a inadimplência das famílias paulistanas retoma a trajetória de queda.

Contas em atraso

Ainda segundo a Fecomercio, do total de famílias endividadas, 14% possuem contas em atraso no nono mês do ano, o que representa uma queda de quatro pontos percentuais em relação aos 18% do mês anterior. Dentre os inadimplentes, o índice dos que acreditam que não terão condições de pagar parcial ou totalmente as suas dívidas ficou praticamente estável, caindo um ponto em relação ao mês anterior, para 6%.

Dentre os tipos de dívidas, o cartão de crédito continua sendo o grande vilão, com 62% das indicações, índice menor que o verificado no mês passado, seguido pelas dívidas de carnês (36%) e pelo crédito pessoal (13%).

Com relação ao prazo médio de comprometimento da renda, a maior incidência é verificada no período de até seis meses (57%), seguida pelo período superior a um ano (24%). A pesquisa mostrou ainda que 54% das famílias estão com até 30% da renda comprometida com as contas em atraso.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host