UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/10/2009 - 16h24

Estado de São Paulo terá banda larga popular por até R$ 29,80

SÃO PAULO - Os paulistas poderão acessar a internet banda larga por até R$ 29,80 por mês. O preço refere-se ao pacote popular, que dará direito a um modem, instalação e serviços de provedor de internet com velocidade mínima de 200 Kbps e máxima de 1 Mbps.

Essas determinações estão previstas no decreto que cria o Programa Banda Larga Popular, assinado pelo governador José Serra nesta quinta-feira (15). O preço menor foi possível devido à redução para zero do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A velocidade inicial já é quase quatro vezes maior do que a da internet discada, e o acesso à banda larga popular será ilimitado, sem restrições de horário ou de volume de tráfego de dados.

População beneficiada

O programa estará disponível apenas para pessoas físicas e irá beneficiar principalmente a população de baixa renda, que tem computador, mas não tem acesso à internet ou tem por meio da rede discada.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 31,4% das residências paulistas têm acesso à banda larga, enquanto 12,7% usam a internet discada. Além disso, 58% dos que possuem computador, não tem acesso à web, devido ao custo.

Com o novo programa, o governo de São Paulo espera que metade dos lares paulistas passe a ter a internet em alta velocidade, além de aumentar a inclusão digital no estado e o acesso ao mercado de trabalho, já que muitas vagas de emprego são anunciadas por este meio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host