UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/10/2009 - 13h36

Juros do cheque especial voltam a subir, na contramão de outras modalidades

SÃO PAULO - Depois de registrar queda em agosto deste ano, a taxa de juros média do cheque especial voltou a subir em setembro, ficando em 8,38% ao mês, frente a 8,32% no mês anterior. A alta dos juros na modalidade acontece no mês que a taxa de juros média ao consumidor atinge o menor patamar da séria histórica do Banco Central, iniciada em 1994.

Além disso, o movimento ascendente vai na contramão das demais modalidades de crédito, com exceção do crédito pessoal, que também apresentou avanço entre agosto e setembro.

Os dados fazem parte da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (27).

A taxa de juros vem intercalando altas e baixas desde o início do ano, quanto quebrou a sequência de aumentos que durou todo o ano de 2008.

Cheque especial

Apesar da alta mensal, em 12 meses, os juros do cheque especial apresentam queda de 26 pontos-base, uma vez que eles eram de 8,64% em setembro do ano passado. A tabela abaixo mostra os juros mensais no nono mês de 2008 e 2009, bem como em agosto deste ano:

Taxa (% ao mês) Taxa (% ao ano)
Setembro 2009 8,38 162,7
Agosto 2009 8,32 161
Setembro 2008 8,64 170,2
Fonte: Banco Central


Sempre alta

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, as modalidades que tiveram aumento dos juros não são tão representativas em relação ao total do crédito. "O cheque especial sempre teve taxas mais salgadas", disse, de acordo com a Agência Brasil.

Os dados mostram que é preciso cautela antes de aderir ao cheque especial para quitar as dívidas. O ideal mesmo é não usar esta opção ou, então, usá-la por apenas alguns dias. Alguns bancos, inclusive, não cobram juros, caso o cliente devolva o dinheiro em pouco tempo.

O mais importante, para quem utiliza o cheque especial com frequência, é saber que o dinheiro não faz parte da renda e que, ao final de um certo período, terão de ser pagas a quantia que foi pega mais os juros sobre ela.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host