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05/11/2009 - 16h37

Cartórios: preço dos serviços é a principal reclamação dos usuários, diz Datafolha

SÃO PAULO - O preço dos serviços prestados pelos cartórios do País é a principal reclamação dos usuários. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, os custos ficaram em último lugar entre os aspectos avaliados e obtiveram 6,3 pontos, dentre 10 possíveis.

Dos 1.010 entrevistados pelo instituto, a pedido da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), 59% deram notas abaixo ou igual a 7 aos custos dos serviços jurídicos.

Por outro lado, rapidez para pagamento foi listado entre os aspectos mais elogiados pelos pesquisados: 83% deram notas acima ou iguais a 8. Na média, a agilidade na hora de pagar recebeu 8,9 de nota.

De maneira geral, a qualidade dos serviços e atendimento recebeu nota 8,4, sendo que 76% dos entrevistados deram notas iguais ou acima de 8.

Fila e tempo de espera

O Datafolha também constatou que quem vai ao cartório não reclama tanto da organização das filas. Porém, o tempo de espera ainda é um item mal avaliado. Segundo o levantamento, o primeiro aspecto obteve nota 8,4, ao passo que o segundo ficou com 8,2, figurando entre os três itens com pior avaliação.

Ao lado do tempo de espera na fila e do preço, os usuários colocam a infraestrutura nas últimas posições na avaliação. Na média, esse aspecto obteve nota 8.

De modo geral, os cartórios são bem avaliados pelos usuários, ficando em segundo lugar do ranking dos serviços que passam mais credibilidade, perdendo apenas para o Correios.

Porém, o Datafolha constatou reclamações sobre falta de tecnologia e inovação nos cartórios.

Sobre o levantamento

O Datafolha entrevistou 1.010 usuários em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Curitiba. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto deste ano.

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