UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 16h17

Brasileiros consideram cartão de débito mais seguro que dinheiro

Infomoney

SÃO PAULO - Cerca de 70% dos brasileiros acham o cartão de débito mais seguro que dinheiro para efetuar pagamentos, apontou estudo da Visa divulgado nesta quarta-feira (11). De acordo com a pesquisa, 44% dos consumidores apontam como principal vantagem do uso do cartão de débito o fato de não precisar carregar dinheiro na carteira. Outros 29% afirmam ter maior controle dos gastos.

Entre os comerciantes pesquisados, as principais vantagens citadas são a certeza do recebimento, o fato de ter pouco dinheiro em espécie no caixa e realizar a operação de pagamento mais rapidamente que com cheques.

Potencial de expansão


Apesar do aumento no uso de cartões, a Visa enxerga ainda grande potencial de crescimento dos pagamentos eletrônicos, uma vez que o dinheiro continua sendo a principal forma de pagamento, com 57% das operações, seguido por cartões de crédito (19%). Os cartões de débito aparecem apenas em terceiro lugar, com a preferência de 18% dos usuários. Em seguida vêm os cartões de marca própria (4%) e cheques e cartões pré-pagos (2%).

De acordo com o Banco Central, o uso de cartões de débito superou o uso de cheque no Brasil, registrando 2,1 bilhões de transações em 2008 - ante 1,9 bilhão de cheques emitidos. Segundo o diretor executivo de marketing da Visa, Luis Cassio de Oliveira, há cinco anos, cerca de 70% das transações efetuadas com cartões de débito da companhia eram feitas nos caixas eletrônicos. "[Essas] não geravam os benefícios dos meios eletrônicos de pagamento. Atualmente, esse número beira os 50%", afirmou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host