UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/11/2009 - 14h39

Sexta-feira 13: cuidado com e-mails falsos de bancos

Infomoney

SÃO PAULO - As sextas-feiras 13 costumam registrar aumento no número de ataques na internet, por isso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta para os e-mails falsos enviados em nome de entidades financeiras.

A federação lembra de alguns assuntos comuns nessas mensagens, para as quais os usuários devem redobrar a atenção, como "Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes" ou ainda "Recadastre sua senha", em nome de algum banco, ou "Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui".

Para não cair nessas armadilhas e acabar tendo prejuízos, a dica é nunca clicar em links desconhecidos, por mais atraente que seja a história contada. O cuidado deve aumentar, quando a mensagem oferece ganhos e vantagens fora do comum.

Na hora de acessar o site de seu banco, preste atenção à qualquer anormalidade. Caso suspeite de alguma irregularidade, entre em contato com a instituição.

Cabe ressaltar que o sistema antivírus do seu micro deve estar atualizado e com um software de proteção contra ataques pela Internet (firewall).

Evite acessar o site de seu banco em computadores que são usados por muitas pessoas. Realize suas transações virtuais em casa, no seu PC pessoal.

A Febraban lembra que as fraudes eletrônicas costumam ser praticadas por quadrilhas especializadas e, muitas vezes, os criminosos estão ligados a crimes como tráfico de armas e drogas.

Os bancos brasileiros investem anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão em sistema de segurança eletrônica, porém, também é preciso que os usuários adotem medidas de segurança, como as citadas acima, além de manter o computador com um antivírus atualizado.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host