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17/11/2009 - 17h24

Confiança cresce mais para os paulistanos com renda superior a 10 mínimos

SÃO PAULO - O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) dos paulistanos com rendimentos superiores a 10 salários mínimos aumentou 17,2% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 163,9 pontos.

Os consumidores paulistanos pertencentes à faixa de renda inferior a 10 salários mínimos também apresentaram variação positiva no período, de 16%, atingindo 152 pontos.

Na comparação mensal, sobre outubro, a confiança dos consumidores de maior renda caiu 1%, ao passo que a confiança daqueles que ganham abaixo de 10 salários mínimos teve queda de 0,8%.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (17) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontam que o ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Futuro e presente

Na relação entre novembro de 2008 e 2009, considerando o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor) dos consumidores de maior renda, a pesquisa aponta que o índice apresentou incremento de 20,8%, passando para 169,6 pontos. Já o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais) subiu 11,9%, para 155,4 pontos.

Entre os paulistanos com renda menor do que 10 salários mínimos, o IEC registrou alta de 19,2% em relação a novembro do ano passado, indo para 158,4 pontos no mês atual, enquanto o Icea subiu 10,9%, passando para 142,4 pontos.

Faixa etária

Segundo a Fecomercio-SP, os homens ainda estão mais otimistas do que as mulheres no penúltimo mês do ano, com 156,7 pontos contra 149,8 pontos. No entanto, na comparação anual, o índice deles variou menos do que o delas: 14,6%, ante 16,2%. Na comparação mensal, houve aumento para eles, de 0,4%, e queda para elas, de 1,9%.

Além disso, o consumidor com idade inferior a 35 anos se mostrou mais confiante em novembro, frente ao mesmo mês do ano passado, com alta de 14,4% no ICC, que chegou a 156,6 pontos. Já entre os paulistanos da faixa etária superior a este patamar, a alta foi de 16,5% e o índice atingiu 150 pontos.

No que diz respeito ao futuro, os homens, assim como as pessoas com menos de 35 anos, estão mais otimistas que as mulheres e os paulistanos com mais de 35 anos. O índice atingido por eles foi de 163 pontos, contra 156 delas. Já os menores de 35 anos alcançaram 162 pontos, contra 156,9 pontos dos mais velhos.

Sobre a pesquisa

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com 2.100 pessoas no município de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques pelos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

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