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18/11/2009 - 11h46

Cobrança não autorizada lidera reclamações contra bancos em outubro

SÃO PAULO - A cobrança não autorizada de débitos foi o principal motivo das reclamações contra bancos com mais de um milhão de clientes no mês de outubro, segundo divulgou o Banco Central na última terça-feira (18). Das 699 reclamações, 84 eram sobre essa cobrança, que representou 12% do total.

Do total referente às tarifas, 29 reclamações foram feitas contra o Banco do Brasil. Em seguida, estão o Bradesco, com 20, e o Itaú, com 18. Santander e Caixa Econômica Federal aparecem logo após, com 8 e 5 reclamações, respectivamente.

Outras reclamações

Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a operações não reconhecidas, com 66 ocorrências ou 9,44% do total. Nesse caso, as cinco instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Bradesco (23), Banco do Brasil (21), Caixa Econômica Federal (16) e Santander (3).

Em terceiro, estão saques/depósitos divergentes, com 59 reclamações ou 8,44%, seguidos por cobranças de serviços não contratados, com 46 ou 6,58%. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de outubro:

Reclamação Número Representação
Débitos - Não Autorizados 84 12%
Operações não reconhecidas 66 9,44%
Saques/Depósitos divergentes 59 8,44%
Cobrança irregular serviços não contratados 46 6,58%
Cobrança irregular renovação de cadastro 37 5,3%
Descumprimento de prazo 32 4,58%
Concessão de créd.- ausência de documento- crédito consignado 22 3,14%
Restrições aos canaisde atendimento convencionais 22 3,14%
Info/Publicidade enganosa 20 2,86%
Cheque - devolução 20 2,86%
Tarifas - outros 19 2,72%

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