UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 14h34

No Brasil e nos EUA, pessoas adotam produtos de marcas genéricas para economizar

SÃO PAULO - Mais da metade dos adultos norte-americanos está começando a comprar produtos de marcas genéricas como forma de economizar dinheiro. A pesquisa, feita pela The Harris Pool, mostrou ainda que 40% dos entrevistados estão levando almoço de casa para o trabalho com maior frequência, bem como reduzindo as visitas ao cabeleireiro e barbeiro.

Também nos Estados Unidos, 30% das pessoas têm diminuído a compra de água em garrafa e cancelado uma ou mais assinaturas de revistas como forma de economizar. Para reduzir os gastos, há ainda uma porcentagem menor - mais que representa milhões de pessoas -, que optam por cancelar ou mudar seu plano de celular, cortar o serviço de TV a cabo, a assinatura de jornal e a linha de telefone fixo, além de parar de comprar o café da manhã fora.

No Brasil

Uma pesquisa do Instituto LatinPanel mostrou que, durante a crise, os brasileiros também optaram por substituir as marcas "premium" dos produtos aos quais estão acostumados, por marcas mais genéricas, de custo menor.

Ainda como forma de ajustar o orçamento doméstico, por conta da alta de preços verificada no ano passado, o risco de desemprego e a queda de renda da população, as famílias brasileiras optaram por reduzir o consumo de modo geral. O crescimento no consumo no País, em 2008, foi de apenas 2%, comparados aos 4% de aumento no ano anterior.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host