UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 15h53

Não passou para segunda fase do vestibular? Veja o que fazer!

SÃO PAULO – As listas de convocação para a segunda fase de algumas universidades do País estão sendo divulgadas. Se você não foi aprovado para a etapa seguinte, não desanime. Veja quais foram os seus erros e planeje seus estudos. Desta forma, o caminho para se tornar um calouro será mais curto.
Após o encerramento da prova é divulgado o gabarito das perguntas. É importante que o vestibulando avalie quais foram as questões que errou e as matérias que fez menos pontos. Com estas informações em mãos, é mais fácil fazer o planejamento de estudo.
“O estudante tem de saber quais foram as matérias que o eliminaram do vestibular. Saber em quais ele não foi bem”, afirmou o professor do Universitário Vestibulares, Francisco Carlos Pelicano Kehdy
Sobre o método de estudo, o professor aconselha que os alunos estudem todos os dias de 30 a 40 minutos cada matéria. Este tempo não precisa ser fixo, o vestibulando deve ajustar de acordo com as suas necessidades.
Quais matérias devem ter mais atençãoO vestibulando tem de reforçar o estudo nas matérias que tem mais dificuldade. Se você está concorrendo a um curso na área de exatas, provavelmente deve ter mais conhecimento e domínio nos assuntos desta área, por isso estude mais as matérias de humanas e vice-versa.
“Este é o diferencial. Você tem de ir bem em todas as matérias, não adianta saber muito sobre uma matéria e não ir bem em outra”, explicou Kehdy.
Atualmente, os vestibulares têm dado muita importância para as redações, então estude mais português e treine redação durante todo o ano. Outra dica é se empenhar na matéria de inglês, mesmo que você já tenha conhecimento da língua. Na prova, é abordada mais a gramática.
Mercado de trabalhoAntes de desistir da universidade que sempre sonhou e resolver prestar vestibular em outra faculdade, porque não passou para a segunda fase, o aluno deve analisar se a faculdade e o curso são conceituados no mercado de trabalho, o que facilitará no momento de concorrer a uma oportunidade de emprego.
A pessoa que não desistiu de ingressar na faculdade e vai prestar novamente o vestibular tem uma vantagem em relação aos demais candidatos: a experiência. “Como ele já passou por aquela situação, fica mais calmo e o desempenho é melhor do que o dos outros”, afirmou Kehdy.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host