UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 15h46

Reajuste das aposentadorias depende da Receita e Previdência, diz Lula

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (21), que a proposta de reajuste das aposentadorias será analisada de acordo com a disponibilidade da Receita Federal e da Previdência.

“Todo mundo sabe que a Previdência tem um limite, que a Previdência tem uma arrecadação. A gente não pode pagar o que a gente não tem. Ou você pensa que tem algum brasileiro que gosta mais do trabalhador do que eu? Agora, não posso fugir do limite do bom senso”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil.

Lula disse que a proposta de reajuste das aposentadorias será analisada “sem nervosismo e sem trauma”, quando estiver pronta.

Cálculo do mínimoO presidente disse que o reajuste do salário mínimo será feito com base na inflação mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás. “Cada vez que a gente aumenta o salário mínimo, do jeito que estamos aumentando, significa a gente colocar R$ 20 bilhões a mais na economia, por ano”, afirmou.

O reajuste do mínimo deve ser encaminhado ao Congresso até o final deste mês, para entrar em vigor no dia 1º de janeiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host