UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 14h27

Com as festas, cuidado para não esquecer as contas; veja o horário dos bancos

SÃO PAULO – Os dias de festa estão chegando e muitas pessoas podem entrar de cabeça na virada e esquecer de pagar as contas ou de realizar transações bancárias. Porém, é bom ficar atento, porque as agências bancárias não funcionarão nos dias de festa e há possibilidade de ficar no prejuízo por conta disso.

Para não arcar com juros e multas incidentes em contas em atraso, é bom passar logo nos bancos, pois eles fecharão as portas nos dias 25 e 31 de dezembro e também no dia 1º de janeiro. Além disso, o expediente do próximo dia 24 será diferenciado. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

Dia 24A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que os bancos afixem cartazes em todas as agências, informando o calendário de atendimento durante o dia 24. Para você não ficar perdido fique atento ao calendário.

Nas regiões metropolitanas e capitais com horário igual ao de Brasília, os bancos abrirão das 9h às 11h. Nas localidades do interior, o expediente será das 8h às 10h. Nas regiões centrais (capitais e região metropolitana) de estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília, o expediente será das 8h às 10h. No interior, o horário de funcionamento dos bancos irá das 7h às 9h.

Se a diferença for de 2 horas em relação à Brasília, os bancos abrirão das 8h às 10h nas capitais e regiões metropolitanas. Nas cidades do interior de estados que possuem essa diferença, o expediente será das 7h às 9h.

Cuidado com multasDe acordo com a Federação, quem tiver contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês vencendo no dia 25 pode deixar para pagá-los no próximo dia útil, 28 de dezembro, sem incidência de multa e/ou juros.

É bom lembrar que os clientes têm ainda a opção de agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos autoatendimentos e correspondentes bancários, como Correios, lotéricas e alguns estabelecimentos comerciais.

Os tributos, por sua vez, normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Vale lembrar que, além das datas consideradas feriados nacionais para a Febraban, em relação às operações bancárias, cada município ainda tem suas datas locais, que variam de um lugar para outro e que também são considerados dias sem expediente bancário.

O horário das agências volta ao normal a partir do dia 4 de janeiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host