UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/01/2010 - 12h55

No Rio, IPVA sairá mais em conta para donos de carros tipo flex

SÃO PAULO – O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no Rio de Janeiro será mais em conta para os proprietários de carros tipo flex. A alíquota para automóveis de passeio no Estado é de 4%, mas, para os movidos a gasolina e a álcool, o percentual será de 3%.

A decisão foi sancionada na última terça-feira (5) pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e a norma será publicada no Diário Oficial do Estado ainda nesta quarta-feira (6).


A medida foi adotada para estimular o uso de combustíveis menos poluentes. Segundo a Secretaria da Fazenda, no Rio, os veículos movidos a gás natural também contam com redução no IPVA.

Em São Paulo, alíquota menor é para os movidos a álcool e gás

Em São Paulo, proprietários de veículos movidos a gás ou a álcool também pagam uma alíquota menor, de 3%. Para os carros movidos à gasolina e também os bicombustíveis, a alíquota é de 4%. 

Motos pagam 2% sobre o valor venal e os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do imposto.

No Rio, desconto no imposto é maior

No Rio de Janeiro, os proprietários de veículos têm um desconto maior ao pagar o imposto à vista. Rio e Bahia são os Estados que concedem os maiores descontos no pagamento em uma única cota, de 10%.

Em São Paulo, o desconto máximo é de 3% e o percentual faz com que o Estado seja um dos que concedem os menores descontos no pagamento à vista do imposto. No Estado, o vencimento para o pagamento da cota única ou da primeira parcela - para aqueles que decidiram dividir o valor - será nesta sexta-feira (8).

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host