UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 18h33

Com aumento de preços, governo reduz mistura do álcool na gasolina

SÃO PAULO - A partir de 1º de fevereiro, o percentual obrigatório de mistura de álcool na gasolina cairá dos atuais 25% para 20%. Essa medida tem validade por 90 dias, sendo que, após este prazo, o percentual de álcool na gasolina voltará a ser de 25%, de acordo com a Agência Brasil.

O aumento constante do preço do álcool foi a razão pela qual houve a redução na mistura, já que o preço da gasolina estava sendo pressiona

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), somente em seis estados é mais vantajoso para os donos de carros flex abastecer com álcool.

Mercado

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes afirmou na última quinta-feira (7) que, caso o percentual de álcool adicionado à gasolina caísse, essa diferença representaria aproximadamente 100 milhões de litros de etanol a mais disponíveis no mercado por mês, volume equivalente a cerca de 7% do consumo dos veículos flex no período.

Discussão

A redução do percentual do álcool misturado à gasolina preocupa os senadores. Eles acreditam que o tema deve ser mais debatido, porque envolve questões ambientais e de segurança do setor sucroalcooleiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host