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14/01/2010 - 16h51

Pesquisa: jovens associam compras a relaxamento e diversão

SÃO PAULO – A Geração Y é menos apegada a marcas do que ao resultado que a compra produz. A conclusão é de uma pesquisa da Bridge Research, que identificou o comportamento dos jovens nascidos entre 1978 e 1990 em relação ao consumo.

No geral, os entrevistados associam “ir às compras” como um momento de descontração, diversão e relaxamento, em especial quando o assunto é roupa.

As classes A e B apontam a vitrine como responsável pelo impulso de compra. Na classe C, o foco é se a peça “caiu bem” e se há facilidade no pagamento. Esse público também divide a preferência entre lojas de rua e de departamento.

Os gastos com roupas equivalem, em média, a 17% do orçamento mensal da Geração Y. Entre as mulheres, o percentual sobe para 19%.

As marcas preferidas para comprar roupa entre os jovens das classes A e B são: Renner, Yman, Handbook Fashion, Brooksfield, Ellus, M.Officer, C&A, Planet Girls, TNG, Surf Shop e Opera Rock. Entre os da classe C, a preferência é da Renner, Besni, C&A, Eskala e Lojas do Brás.

Eletroeletrônicos

As marcas de celular mais citadas entre os jovens da Geração Y são iPhone (Apple), Motorola, Nokia, Sony Ericsson. Já em relação às marcas de TV, as preferidas são Sony, Samsung (classe A), Philips  e Gradiente.

Carros e Motos

A preocupação da Geração Y quanto aos automóveis é a durabilidade, manutenção e peças. As marcas mais citadas foram Ford, Chevrolet, Citroën, Volkswagen e Fiat. Em motos, a preferência é da Honda e Yamaha.

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