UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/01/2010 - 09h47

Qualidade do crédito ao consumidor registra aumento no quarto trimestre

SÃO PAULO - A qualidade do crédito ao consumidor melhorou no quarto trimestre do ano passado, em relação aos três meses imediatamente anteriores, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (18).

O índice da qualidade do crédito do consumidor fechou o quarto trimestre de 2009 com 78,6 pontos. No terceiro trimestre do ano passado, esse número era de 78,2 pontos - o menor patamar da série histórica registrado pela Serasa.

O indicador avalia, em uma escala de zero a 100, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior, melhor a qualidade e, portanto, quanto menor, pior a qualidade, o que significa que há mais chances de inadimplência.

Análise

De acordo com os analistas da Serasa Experian, a qualidade do crédito melhorou nos últimos três meses do ano passado, principalmente por conta da redução dos índices de inadimplência do consumidor, que registrou, no último trimestre de 2009, uma queda de 2,6% frente ao mesmo período de 2008.

A entidade, porém, ressalta que, apesar do aumento entre o terceiro e quarto trimestre no índice de qualidade de crédito, o nível ainda está abaixo do verificado no mesmo período de 2008. No último trimestre daquele ano, período em que os reflexos da crise já eram fortes no País, o índice estava em 78,8 pontos. 

O indicador

O Indicador de Qualidade do Crédito foi lançado em maio de 2009 pela Serasa, seguindo o conceito que existe nas economias mais desenvolvidas. Ele é usado como referência para o mercado e para definição de expectativas do empresário e do consumidor.

Com divulgação trimestral, o indicador mostrará, quando houver melhora da qualidade do crédito, uma tendência ao declínio da inadimplência e, a partir daí, espaço para redução das taxas de juros, já que há um risco menor.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host