UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 16h26

Investimento: pessoa física já conta com auxílio para alocar dinheiro em fundos

SÃO PAULO – Desde o dia 1º de janeiro os investidores que estão iniciando suas alocações em fundos de ação, multimercados ou de crédito privado estão sendo submetidos ao processo de Análise do Perfil do Investidor (API) que auxilia o cliente das instituições bancárias a escolher qual é a modalidade mais adequada ao seu perfil.

Em evento realizado nesta terça-feira (19), na sede da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), o coordenador da entidade – que supervisiona essa iniciativa – e superintendente executivo de investimentos do Brasdesco, Marcos Villanova, explicou que com a API o foco passa ser o investidor e não mais o produto de investimento.

“Percebemos que o investidor brasileiro está aceitando melhor o risco. Com a API o investidor tem a segurança de que está escolhendo a melhor opção de fundo para seu objetivo financeiro”.

Em prática

O executivo conta que cada banco foi responsável por criar sua própria metodologia de avaliação do perfil do investidor. “As instituições são livres para incluir nos questionários de avaliação as perguntas que consideram adequadas, porém precisam atender ao Código Anbima que determina que a avaliação contenha três etapas”.

Ainda segundo Villanova, as etapas são as seguintes:

  1. Coleta de informações que permita a identificação da situação financeira do investidor, sua experiência em matéria de investimentos e seus objetivos;
  2. Definição de um perfil de investimento para cada cliente;
  3. E a verificação da adequação dos objetivos dos clientes a carteira por eles pretendidas.
De acordo com a Anbima, para garantir a eficácia da avaliação, é recomendado que o investidor preencha o questionário novamente sempre que seu perfil sofrer uma alteração. Investidores que não concordarem com sua avalização e quiserem optar por um investimento diferente do recomendado, deverão assinar um termo de responsabilidade.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host