UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 08h00

Comprar a prazo está mais fácil para 67,4% dos brasileiros

SÃO PAULO – Fazer compras parceladas está mais fácil na percepção de 67,4% dos brasileiros, segundo aponta o ICF-Nacional (Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O índice, que varia de zero a 200 pontos, com percepção positiva acima de 100 pontos e negativa abaixo deste valor, atingiu 145,2 pontos em dezembro, subindo para 162,6 pontos entre as famílias com rendimento superior a dez salários mínimos.

Já entre as famílias com ganhos inferiores a dez mínimos, o índice de compra a prazo atingiu 142,6 pontos no período analisado.

Consumo Atual

Ainda segundo o ICF-Nacional, apesar dos números positivos apurados no que diz respeito às compras parceladas, a satisfação das famílias quanto ao consumo atual ainda é baixo, com índice de 107,3 pontos, caindo ainda mais entre as famílias com renda de até dez mínimos, para 104,2 pontos.

Para a CNC, a queda do consumo, decorrente da recente crise econômica mundial, se refletiu nas vendas do comércio varejista, sendo que a recuperação das despesas das famílias ocorreu apenas no segundo trimestre do ano passado. Dessa forma, diz a Confederação, o patamar relativamente baixo da satisfação do brasileiro quanto ao nível de consumo atual sugere que em meses recentes também houve queda na percepção do consumo atual.

De modo geral, no último mês do ano passado, 36,7% das pessoas acreditavam que as famílias estavam comprando mais, contra 33% que apontavam consumo igual a 2008 e 29,4% que achavam que o consumo havia caído no período.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host