UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 10h36

Décimo terceiro: bancos iniciam antecipação do abono de Natal de 2010

SÃO PAULO – O ano mal começou, mas já é possível pensar no décimo terceiro salário de 2010. Alguns bancos já abriram a linha de crédito de antecipação do 13º, que normalmente é recebido pelos trabalhadores entre novembro e dezembro deste ano.

O Banco do Brasil, por exemplo, antecipa até 40% do salário extra, com juros mensal de 2,59%. Além dos trabalhadores formais, também aposentados e pensionistas do INSS que recebem o benefício pelo banco podem antecipar o abono de Natal, com limite de 50%.

Já os bancos Santander e Real antecipam até 80% do 13º. A taxa de juros cobrada é a partir de 2,95% ao mês e o vencimento máximo no dia 18 de dezembro.

CEF

A Caixa Econômica Federal oferece a antecipação do décimo terceiro durante todo o ano. O prazo varia entre 120 dias, no caso da antecipação de 90% do valor, e 330 dias, para antecipação de 75%. O valor mínimo é R$ 190 e o máximo R$ 20 mil.

A taxa cobrada pela CEF é de 2,06% a.m. para clientes que contrataram a operação no ano anterior e 2,11% a.m. para os demais clientes. Os juros são cobrados apenas na liquidação do empréstimo.

O Bradesco e o Itaú/Unibanco ainda não abriram suas linhas de crédito para antecipação do 13º deste ano.

Cuidados

Antecipar o 13º exige atenção, para não errar nos cálculos e acabar tendo prejuízo, pois o consumidor conta com um dinheiro que pode não receber – em caso de demissão, por exemplo.

Ao fazer o empréstimo, é preciso organizar as finanças, para garantir o pagamento mensal. Caso não consiga arcar com as parcelas, o consumidor não contará com o salário extra para quitar as dívidas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host