UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/01/2010 - 18h05

Coin vê recuperação do setor agrícola em 2010, com previsão de clima estável

SÃO PAULO – O desempenho negativo do setor agrícola no ano passado mostrou que a recuperação não aconteceu no curto prazo. Ainda assim, em 2010, a expectativa é de retomada gradual ao longo do ano, com perspectivas mais favoráveis, em linha com a melhora da economia e a redução no custo de produção, afirma a Coinvalores.

Entre os principais agravantes para o recuo do PIB (Produto Interno Bruto) agrícola durante 2009 – a estimativa é de -4,8% -, a corretora cita “a queda das safras de milho e soja, a baixa produtivada do café, a queda da produção de carne”, além da formação do custo de produção. Para este ano, a maior demanda por commodities agrícolas traz previsão de crescimento de 7,4% para o PIB deste segmento.

Milho e soja

Com perspectiva de clima estável, em oposição aos problemas enfrentados durante o ano passado, a corretora vê resultados melhores para as duas culturas que tiveram pior desempenho em 2009 – milho e soja. A estimativa é que 2010 traga aumento da área de plantio de soja no País (de 3,8%) e da produção total no Brasil (10%). O consumo também deve voltar a crescer, diz a Coin.

Para o milho, que deve ter parte das terras cedidas à cultura de soja, devido aos preços baixos e falta de liquidez enfrentados no último ano, a expectativa é de crescimento de 1,1% da safra e redução dos estoques de passagem em 19,7%.

Entre empresas do setor, a Coin destaca ativos da BrasilAgro (AGRO3), Renar (RNAR3) e SLC Agrícola (SLCE3), todas com preços-alvo em revisão.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host