UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 12h53

Minoria relaciona consumo com proteção ao meio ambiente, revela pesquisa

SÃO PAULO – Uma minoria dos paulistas associa o consumo a uma forma de proteção ao meio ambiente, revelou pesquisa divulgada pela Quorum Brasil nesta sexta-feira (29).

Ao serem questionados sobre o que acreditam ser mais importante, em relação ao meio ambiente, apenas 8% dos homens apontaram comprar produtos biodegradáveis, ante 2% das mulheres. Outros 5% dos paulistas citaram comprar produtos com embalagens recicláveis, contra 2% das paulistas.

A pesquisa foi realizada com 232 homens e mulheres com idade entre 25 e 40 anos, em dezembro do ano passado, no estado de São Paulo.

Prioridades

Os dados mostraram que separar o lixo para reciclagem é a atitude considerada mais importante em relação ao meio ambiente, que recebeu a resposta de 56% dos homens e de 61% das mulheres.

Na sequência, estavam fazer reuso da água (23% entre homens e 18% entre mulheres), descartar pilhas e baterias usadas de maneira adequada (2% entre homens e 13% entre mulheres) e não jogar óleo de cozinha na pia ou no lixo (5% entre homens e 6% entre as mulheres).

Ação

Quando perguntados sobre o que costumam fazer em relação ao meio ambiente, os paulistas seguiram a mesma sequência do que acreditam ser mais importante, com itens relacionados ao consumo em último lugar, conforme revela a tabela abaixo:

Consciência ambiental
Eu costumo... Homens Mulheres
Separar o lixo para a reciclagem 74% 75%
Fazer reuso da água 37% 37%
Descartar pilhas e baterias usadas

de forma adequada 

53% 39%
Não jogar óleo de cozinha na pia

ou no lixo 

58% 65%
Comprar produtos biodegradáveis 26% 19%
Comprar produtos com embalagens

recicláveis 
42% 31%

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host