UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 14h44

Nova metodologia de cálculo de tarifas da conta de luz será decidida na terça

SÃO PAULO – Por meio de sua assessoria de imprensa, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a nova metodologia a ser utilizada no cálculo do reajuste das tarifas da conta de luz será definida na próxima semana.

A reunião do conselho diretor da Agência para votar a questão deveria ter ocorrido nesta sexta-feira (29), mas foi adiada para a próxima terça-feira (2). Assim que for decidida, a nova metodologia passará a valer imediatamente.

Erro no cálculo

Denunciado em meados de outubro do ano passado, o erro no cálculo da conta de luz teria gerado aos consumidores um prejuízo de cerca de R$ 7 bilhões, sendo R$ 1 bilhão ao ano desde 2002.

O equívoco, segundo explicações do economista e especialista em energia elétrica, sócio-diretor da Indeco, empresa especializada em soluções de energia, água e esgoto, Otávio Santoro, teria ocorrido pelo fato das tarifas de energia levarem em consideração a demanda de 12 meses atrás e não a posterior.

Entidades de defesa dos consumidores defendem que os usuários sejam ressarcidos, contudo, ainda segundo a assessoria de imprensa da Agência, esse assunto não será discutido na próxima terça-feira.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host