UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 09h33

Ter dois celulares ativos nem sempre significa mais economia, diz especialista

SÃO PAULO – Apesar do crescimento no número de pessoas que possuem mais de dois celulares ativos, nem sempre a medida é a que mais beneficia o bolso.

Uma enquete realizada no início de janeiro pela consultoria Teleco apontou que, entre os usuários de seu site, 65% possuem mais de uma linha de celular. O resultado representa crescimento em relação a agosto, quando 62% dos usuários tinham mais de um celular.

Promoções

O presidente da Teleco, Eduardo Tude, afirma que as promoções das operadoras para ligações intrarrede é o maior estímulo para o consumidor ter mais de um celular. “A maioria das promoções oferece o minuto mais barato para quem faz chamada para um número da mesma operadora”, afirma. “Você chega a pagar R$ 0,06 o minuto nessas promoções, enquanto a ligação para outra operadora é mais de R$ 1”, destaca o executivo.

Outra pesquisa Teleco, esta mais abrangente, realizada nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre em setembro apontou que 16% dos usuários de celular têm mais de um aparelho ativo.

“O que vemos é muita gente realmente com dois aparelhos, um deles até mais antigo, que já havia sido aposentado. Só uma parte dessas pessoas usa o mesmo aparelho, trocando apenas o chip, e uma parcela ainda menor usa os aparelhos que aceitam dois chips, pois esses não são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)”.

Vantagens

A analista de mercado da Pro Teste - Associação de Consumidores, Ana Gabriela de Albuquerque Barroso, afirma que nem sempre é vantajoso ter duas linhas de celular ativas.

“Quanto mais linhas você tem, mais difícil controlar os gastos. Você acaba aproveitando um benefício de um plano e perde em outra coisa”, afirmou. Para Gabriela, uma conversa com a operadora muitas vezes é suficiente para conseguir condições que superem os benefícios que seriam obtidos com uma nova linha, de outra companhia.

“O ideal é que o consumidor procure o plano que melhor se adeque a seu perfil de uso. Se ele viaja muito, algumas operadoras dão descontos para ligações DDD e roaming”.

A analista lembra ainda que os planos diferem muito, não apenas em quantidade de minutos, mas em serviços, como números de mensagens de texto, oferta de internet, horários e lista de números com desconto, além dos planos familiares, que permitem o compartilhamento de minutos entre um grupo, com ligações geralmente gratuitas entre eles. “A questão é ter uma linha só e com o menor custo possível”, finaliza Gabriela.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host