UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 08h00

Clientes cadastrados no DDA continuam recebendo boletos de papel

SÃO PAULO – Em pouco mais de três meses de funcionamento, o DDA (Débito Direto Autorizado), sistema  que entrega eletronicamente os boletos bancários emitidos em nome dos correntistas emitiu 40 milhões de boletos.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o número alcançado na última quinta-feira (28) era estimado apenas para o oitavo mês do sistema, inaugurado no dia 19 de outubro. “Adiantamos em cinco meses nossa meta”, afirmou o assessor técnico da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Ainda em papel

A entidade aponta que os clientes cadastrados ainda continuarão a receber boletos em papel das empresas que não registram sua cobrança dos bancos.

Atualmente, 2,6 milhões de clientes pessoa física já são cadastrados no DDA. Apesar de não ter dados, a adoção por parte das empresas emissoras dos boletos, os clientes cobradores, ainda é lenta.

“Os bancos estão fazendo um trabalho para que os cobradores migrem para o DDA. Mas é um trabalho de ´formiguinha`, conversar com cada empresa e convencê-los a usarem a cobrança registrada”, acrescentou Faria.

As ações de conscientização devem aumentar significativamente o número de boletos eletrônicos disponíveis no DDA, aponta a Febraban. Entre os segmentos com maior foco, estão os condomínios, escolas e seguros.

Como funciona

Para fazer parte do sistema, tanto quem paga como quem recebe as contas deve seguir os passos abaixo:

  • O cliente pessoa física ou jurídica se cadastra como sacado eletrônico em um ou mais bancos nos quais tem conta, bastando preencher um formulário com informações pré-definidas pela instituição;
  • A empresa que receberá o pagamento também deve se cadastrar no banco de seu relacionamento, para que as cobranças sejam registradas e emitidas
  • Se o pagador estiver e se o recebedor tiver registrado suas cobranças, nas quais constam o CPF ou CNPJ dos clientes, será possível visualizar o boleto eletrônico pelo DDA 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host