UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 10h03

Dia da Internet Segura: usuário precisa estar atento para transações pela web

SÃO PAULO - A edição 2010 do Dia da Internet Segura, evento internacional voltado a conscientizar os internautas sobre o uso seguro e responsável da rede, acontecerá no próximo dia 9 de fevereiro.

A campanha brasileira, promovida pela ONG SaferNet Brasil, junto com o MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) e o CGI.br (Comitê Gestor da Internet Brasileira), já colocou no ar o site www.diadainternetsegura.org.br e convida organizações públicas ou privadas que queiram participar das ações, que envolve a divulgação de cartilhas, dicas de segurança e outras atividades.

Usuários inexperientes

O diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, afirma que nos últimos anos houve grandes avanços na segurança da internet, inclusive em transações financeiras, como compras on-line e serviços bancários.

“Mas sabemos que ainda é um grande desafio, pois assim como cresce o número de usuários de internet, usuários novos e inexperientes começam a usar esses serviços. Muitos deles não sabem os cuidados mínimos que se deve ter”, afirmou Nejm.

Como exemplo, o diretor da SaferNet afirmou que muitos usuários ainda clicam em links de e-mails falsos, que imitam uma mensagem do banco pedindo para realizar a troca da senha – um dos golpes mais antigos e conhecidos na internet.

“O que podemos dizer é que melhorou muito a segurança, mas os criminosos também vão se aperfeiçoando”, comentou.

Dicas

Entre as principais medidas de segurança que os usuários devem ter, ao acessar serviços bancários pela internet, Rodrigo destaca o cuidado para não deixar senhas gravadas no computador, não fechar a janela do navegador antes de clicar em sair ou “logoff” dos sites, não aceitar ajuda de estranhos e não acessar sites bancários ou fazer compras usando computadores de uso público, como lan houses ou infocentros.

“Também há detalhes como olhar o sistema de segurança do site, que é um cadeado que aparece na parte debaixo do navegador, e se o endereço fica como 'https', demonstrando maior segurança, e não apenas 'http'”, explicou.

A SaferNet possui uma cartilha em seu site com dicas de segurança do internauta, que não envolve apenas transações financeiras, mas informações sobre downloads ilegais, vírus, roubo de dados, pedofilia, entre outros assuntos.

“A internet, sem dúvida, é um excelente lugar para fazer as compras e usar os serviços bancários, pois é uma ferrramenta que falicita a vida. O consumidor ganha tempo e agilidade”, finalizou Nejm.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host