UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 14h19

Pesquisa mostra que 77% das mulheres decidem pelo menos metade das compras

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado, com 2 mil brasileiras, revelou que 77% das mulheres possuem ao menos metade do poder de decisão das compras domésticas.

De acordo com os dados, 33% delas responderam que a decisão de como gastar o orçamento de casa é bem dividida com outras pessoas, enquanto 26% decidem a maior parte e 18% decidem tudo sozinhas. Outras 18% decidem pouco, mas dão a opinião, enquanto 4% não decidem nada.

Quando analisado o estado civil, entre as casadas, a maior parcela (44%) divide as decisões, enquanto entre as solteiras 32% decidem pouco, mas dão a opinião, e, entre as divorciadas, 58% decidem tudo sozinhas.

Despesas

A decisão de como gastar os recursos está mais atrelada à mulher do que o pagamento das despesas em si. Entre as mulheres casadas, por exemplo, 39% contribuem pouco ou nada para o pagamento das despesas da casa. Mas não se pode deixar de considerar que 42% delas dividem as despesas com outras pessoas.

As solteiras que contribuem pouco ou nada somaram mais da metade, ou 57% das respondentes, enquanto aquelas que dividem as despesas responderam por 22% do total.

As separadas são as únicas com grau de independência no pagamento das despesas: 49% pagam tudo sozinhas e apenas 13% pagam menos ou nada do que seus parceiros ou familiares, segundo apontaram os dados.

Em relação aos gastos do dia-a-dia, 40% das entrevistadas disseram que devem ser divididos, enquanto 21% disseram acreditar que os homens devem se oferecer para pagar as contas, mas a mulher deve dividir algumas vezes. Outras 18% afirmaram que os dois devem alternar o pagamento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host