UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 16h14

Anac quer disciplinar aéreas a darem mais transparência aos valores cobrados

SÃO PAULO - Uma resolução colocada em audiência pública nesta quinta-feira (11) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê que as companhias aéreas incluam todos os itens que fazem parte da prestação do serviço de transporte aéreo no valor informado ao passageiro.

O objetivo, segundo divulgado por meio de nota pela Agência, é disciplinar as empresas para que deem mais transparência aos valores cobrados.

Tarifas

Atualmente, ao consultar o preço de uma passagem aérea, o passageiro recebe informação do preço da passagem e, somente ao final da compra, toma conhecimento de valores como tarifas de embarque, adicional de combustível, entre outros.

A prática, na opinião da Agência, acaba dificultando a comparação de preços pelo consumidor, que, muitas vezes, é surpreendido com um preço final maior do que o da concorrente, por conta de cobranças não padronizadas de adicionais.

Internet

Além desta resolução, cujas contribuições podem ser dadas até 23 de fevereiro, outra audiência pública está aberta no portal da entidade.

Neste caso, a proposta é que as companhias aéreas que operam no Brasil divulguem as regras tarifárias em suas páginas na internet e em postos de atendimento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host