UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 12h57

Comércio menos aquecido faz consultas ao SPC Brasil cair 25,83% em janeiro

SÃO PAULO - O número de consultas para compras a prazo e pagamentos com cheque caiu 25,83% na comparação entre janeiro de 2010 e dezembro de 2009, mostram os dados divulgados pelo SPC Brasil nesta quinta-feira (11).

Como dezembro é um mês de grande aquecimento no comércio, uma queda em janeiro já é esperada, afirma a entidade. "O baixo movimento é explicado também pelo aumento no endividamento dos cidadãos com matrículas escolares, IPTU, IPVA e compras do Natal".

Comparação anual

Na comparação com o mês de janeiro do ano passado, o número de consultas cresceu 7,11%. "Iniciamos 2010 com um quadro econômico diverso do observado no início de 2009, o auge da crise financeira. A confiança do consumidor na economia, que aumentou 16,1% (segundo a FGV) possibilitou maior dinâmica comercial", afirma o relatório.

Aliados a isso, estão o impacto positivo da evolução da renda real (aumento de 9,7% no salário mínimo) e a manutenção do emprego, que redundaram em elevação do poder aquisitivo dos consumidores das classes C, D e E.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host