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12/02/2010 - 15h48

Confiança cresce mais para os paulistanos com renda superior a 10 mínimos

SÃO PAULO - O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) dos paulistanos com rendimentos superiores a 10 salários mínimos aumentou 2,3% entre janeiro e fevereiro deste ano, atingindo 171 pontos.

Já os consumidores paulistanos pertencentes à faixa de renda inferior a 10 salários mínimos apresentaram variação negativa no período (-0,3%), atingindo 156,9 pontos.

Os dados, divulgados na sexta-feira (12) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontam que o ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Futuro e presente

Entre novembro e dezembro do ano passado, considerando o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor) dos consumidores de maior renda, a pesquisa aponta que o índice apresentou incremento de 1,1%, passando para 172,1 pontos. Já o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais) apresentou alta de 4,3%, para 169,3 pontos.

Entre os paulistanos com renda menor do que 10 salários mínimos, o IEC registrou queda de 2,7% em relação janeiro, indo para 157,1 pontos, enquanto o Icea subiu 3,7%, passando para 156,7 pontos.

Faixa etária

Segundo a Fecomercio-SP, os homens ainda estão mais otimistas do que as mulheres, com 163,3 pontos contra 155,1 pontos. O índice deles cresceu, enquanto o delas diminuiu: 1%, ante -0,5%.

Além disso, o consumidor com idade inferior a 35 anos está mais confiante em fevereiro, frente ao mês de janeiro deste ano, com alta de 0,4% no ICC, que chegou a 160,8 pontos. Já entre os paulistanos da faixa etária superior a este patamar, o índice se manteve estável em 157,4 pontos.

No que diz respeito ao futuro, os homens, assim como as pessoas com mais de 35 anos, estão mais otimistas que as mulheres e os paulistanos com menos de 35 anos. O índice atingido por eles foi de 164,9 pontos, contra 154 delas. Já os menores de 35 anos alcançaram 161,9 pontos, contra 156,8 pontos dos mais velhos.

Sobre a pesquisa

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com 2.100 pessoas no município de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques pelos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

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