UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 11h21

Interesse do consumidor por compras no varejo on-line atinge recorde

SÃO PAULO – A presença das grandes redes varejistas na internet tem impulsionado o crescimento na audiência dos sites de comércio eletrônico. Em dezembro de 2009, a subcategoria “Lojas de Varejo” aumentou em 2,9% o número de visitantes, chegando ao nível recorde de audiência: 21,3 milhões de pessoas.

O analista de mídia do Ibope Nielsen, José Calazans, explica que a categoria Comércio Eletrônico engloba sites de leilão, comparador de preços, classificados e lojas virtuais. “São vários tipos de sites considerados de e-commerce, mas os que estão realmente crescendo são o das lojas de varejo, como Americanas, Ponto-Frio, Wall-Mart, Casas Bahia. São as que estão puxando a audiência”, declarou.

Categoria e subcategoria

Os números do Ibope mostram que os sites de comércio eletrônico, de modo geral, tiveram crescimento de 7% no acumulado entre maio (quando a entidade passou a medir tanto os internautas residenciais quanto os brasileiros que acessam a partir do trabalho) e dezembro. A subcategoria, no acumulado do período, subiu 14%.

Calazans também atribuiu o interesse aos novos competidores que entram no mercado de vendas on-line. “Em dezembro, é interessante vermos que o perfil de público que mais cresceu foi o de mulheres adultas e também de crianças, que entram nesses sites procurando  brinquedo, ou produtos de algum personagem de televisão e adolescentes, procurando produtos relacionados a música”, disse o analista.

Bancos

Uma das categorias de sites que mais cresceram em audiência em dezembro de 2009 foi a de Finanças e Investimentos, segundo dados do Ibope Nielsen divulgados na quinta-feira (11). A alta foi impulsionada principalmente pelos sites dos bancos, que aumentaram 9,8% a quantidade de visitantes únicos no mês.

“Apesar de já ter havido um crescimento geral do ano, houve reforço maior em dezembro. Analisando os dados, vemos que o crescimento ocorreu em alguns casos na audiência originada em algumas campanhas publicitárias realizadas pelos bancos em outras páginas na internet”, explicou Calazans.

Pela proximidade das festas de final de ano, porém, a categoria que mais cresceu em audiência no último mês do ano passado foi “Ocasiões Especiais”, que recebeu 20,1% a mais de visitantes na comparação com o mês anterior. Apenas os sites de cartões virtais receberam 6,2 milhões de internautas brasileiros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host