UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 16h04

Procura do consumidor por crédito recua quase 30% em janeiro, aponta ACSP

SÃO PAULO - A procura do consumidor brasileiro por crédito apresentou queda de 29,7% em janeiro deste ano, frente a dezembro do ano passado. Por outro lado, na comparação com janeiro do ano passado, o movimento dos SCPCs e SPCs foi 1,6% maior.

Os dados, que foram divulgados nesta sexta-feira (12), são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que é composto por 25 milhões de registros.

De acordo com a ACSP, a desaceleração do ritmo das consultas, no confronto mensal, deve ser reflexo da antecipação de compras de eletrodomésticos da linha branca e móveis, devido à redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). As fortes chuvas na Região Sudeste ao longo do mês também afetaram o movimento do varejo.

Regiões

A pesquisa indica que o desempenho das consultas não foi uniforme, pois o Nordeste apresentou uma expansão de 6,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No Norte houve alta de 5%, ante aumento de 2,2% no Sudeste. Já nas regiões Sul e Centro-Oeste, houve queda de 0,1% e 8,6%, respectivamente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host