UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 15h26

Receita Federal aprova programa para declaração do IRPF 2010

SÃO PAULO – O  programa usado para a declaração do Imposto de Renda 2010 foi aprovado pela Receita Federal. O software foi considerado apto em todas as funcionalidades, incluindo a segurança, de acordo com informações da Agência Brasil.

O aplicativo IRPF2010 deve estar disponível para download no dia 1º de março, data em que têm início as entregas das declarações.

Nova versão

Não deve haver muitas diferenças entre a versão do ano passado e a deste ano no software. Ele continuará podendo ser executado em qualquer sistema operacional, desde que possua Java instalado.

Após o Carnaval, a Receita vai oferecer um treinamento nacional com cerca de 100 servidores, que serão multiplicadores regionais. O objetivo é nivelar os conhecimentos de todo o processo de entrega das declarações.

Prazo

Os contribuintes terão até o dia 30 de abril para enviar a declaração. A recomendação, para quem quer receber a restituição já no primeiro lote em 2010, é começar a reunir os documentos que servirão como base para preencher a declaração.

As empresas têm até o dia 26 de fevereiro para entregar aos funcionários o comprovante de rendimento, que contém informações como o Imposto de Renda Retido na Fonte.

Geralmente, o primeiro lote de restituições é liberado entre junho e julho e o último, em dezembro. Quem não recebe nesses lotes, normalmente, caiu na malha fina por divergência de informações. À medida que os dados são corrigidos, as declarações são liberadas em lotes residuais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host