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17/02/2010 - 14h18

Confira os cuidados a tomar ao assinar um periódico

SÃO PAULO – As reclamações de consumidores que assinam periódicos estão crescendo, de acordo com o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo).

Dentre os motivos apontados para as queixas, estão renovação unilateral, descumprimento do contrato, entrega, alteração unilateral e até mesmo dificuldades em cancelar o contrato.

De acordo com o presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin, é por isso que os consumidores precisam ter atenção redobrada no momento de assinar um periódico, o que varia de acordo com o meio em que se faz a solicitação do produto.

Telefone, internet, pessoalmente

Se a assinatura for feita por telefone, anote o nome do atendente e o dia e horário em que fez a ligação. Deixe bem claro qual será a data do início da entrega, o preço e o prazo da assinatura. Exija uma cópia do contrato.

Nas contratações feitas pessoalmente, leia atentamente o contrato e exija uma via deste documento. Anote toda a identificação do promotor de vendas e guarde os folhetos ou prospectos promocionais, que são provas documentais de que você tem direito ao que foi anunciado.

Em relação às contratações feitas pela internet, imprima todo o procedimento de assinatura, verifique se o site é seguro, não forneça o número do cartão de crédito, leia e imprima as cláusulas contratuais e verifique se o site informa telefone e endereço físico para reclamações.

Entre as orientações gerais dadas por Tardin, estão cuidado com as premiações e promoções, com as abordagens feitas em locais públicos e escolha da opção de pagamento por boleto bancário, para não divulgar dados do cartão de crédito.

“Oriente seus filhos a não fornecer seus dados pessoais (documentos dos pais ou responsáveis), pois já foram verificados casos de assinaturas e renovações feitas por menores de idade que tiveram acesso aos dados pessoais de seus responsáveis”, afirmou Tardin.

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