UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/02/2010 - 09h08

Em SP, tarifa de ônibus intermunicipal ficará 4,22% mais cara em 6 de março

SÃO PAULO – A partir do próximo dia 6, a tarifa dos ônibus intermunicipais de São Paulo ficarão 4,22% mais caras. Na última semana, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) autorizou o reajuste do valor dos bilhetes - que ficou pouco abaixo da inflação acumulada no período, de 4,31% (IPCA).

O aumento vale para as linhas intermunicipais do estado paulista, exceto aquelas que operam dentro das regiões metropolitanas. Assim, os passageiros que quiserem economizar devem comprar as passagens até o próximo dia 5 de março.

Aumento

Segundo a Artesp, os reajustes devem contemplar os custos operacionais das empresas que atuam no transporte intermunicipal. Dessa forma, o percentual aprovado representa o aumento de preços dos itens que mais impactam o setor.

Um dos itens que influenciaram para o percentual definido pela agência foi o salário dos empregados do setor, reajustados em 7%. Outros itens também influenciaram o aumento, como a elevação dos preços dos pneus, que ficaram 4,09% mais caros.

As recapagens dos pneus também subiram, 8,5%. Já os valores dos chassis dos ônibus rodoviários aumentaram 4,55% e a carroceria dos ônibus ficou 9,42% mais cara.

Além disso, de acordo com a agência, o número de veículos à disposição dos passageiros que realizam viagens intermunicipais aumentou. No ano passado, mais de 228 veículos foram incluídos na frota do estado paulista, o que eleva os custos de manutenção.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host