UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 15h04

Serviços bancários via celular alcançarão 244 milhões de usuários até 2015

SÃO PAULO – Que os celulares inteligentes e a internet móvel são tendência mundial na área de tecnologia ninguém mais duvida. E os bancos não ficarão de fora das inovações. Até 2015, cerca de 244 milhões de pessoas em todo o mundo realizarão transações financeiras em seus bancos por meio do celular.

O analista da consultoria ABI Research, responsável pela estimativa, Mark Beccue, afirma que o número total de assinantes do chamado “mobile banking” mais que dobrou entre 2008 e 2009 e deve dobrar novamente em 2010.

“Este crescimento pode ser visto em todo lugar, mas a Ásia, liderada pela Índia, está impulsionando esse aumento de modo particularmente mais forte”, disse Beccue.

EUA e Europa

Dos 244 milhões de usuários de serviços bancários no celular previstos para os próximos cinco anos, 66 milhões estarão na América do Norte.

O aumento nesta região e na Europa, segundo a ABI, tem sido um pouco limitado porque as instituições financeiras oferecem mobile banking quase exclusivamente para usuários do internet banking. “O grande acesso a computadores e fácil acesso aos bancos físicos diminuem a motivação dos consumidores pela adoção do banco no celular”, afirma o estudo.

SMS

Um banco norte-americano suspendeu essa limitação e também lançou serviços bancários via mensagem de texto, o que expande fortemente o número de aparelhos de celular capazes de realizar transações.

Ações como essa vão significar, segundo Beccue, uma nova onda de crescimento no mobile banking fora da Ásia. “A Europa e América do Norte estão longe do que poderíamos chamar de 'adoção em massa', mas tais regiões oferecem as melhores condições de longo prazo para que isso aconteça”, completou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host