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25/02/2010 - 16h51

Telefonia móvel: Aeiou e Brasil Telecom lideram reclamações em janeiro

SÃO PAULO - As  operadoras de telefonia móvel Aeiou e Brasil Telecom GSM ficaram entre as empresas com maior número de reclamações no mês de janeiro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

No mês passado, o índice de reclamações da Aeiou, operadora que atua em São Paulo, na Central de Atendimento da Anatel, foi de 0,590 a cada mil acessos ao chamado Serviço Móvel Pessoal (celular). Já a BrT teve 0,490 reclamações para cada mil acessos.

As operadoras Oi Celular, Claro e TIM GSM aparecem em seguida no ranking das mais reclamadas, com 0,425, 0,393 e 0,354, respectivamente. Completando a lista, estão a CTBC Celular (0,311), Vivo (0,229) e Sercomtel Celular (0,167).

Ranking

Ao todo, dos mais de 175,6 milhões de usuários de telefonia móvel, 60.361 realizaram reclamações no primeiro mês do ano.

No mesmo mês de 2009, as primeiras posições no ranking não eram diferentes: Aeiou em primeiro, com 1,140 reclamações por mil assinantes, seguida por Brasil Telecom (0,608), Oi Celular (0,407), TIM (0,394), Claro (0,295), Telemig Celular (0,294), CTBC (0,262), Amazônia Celular (0,261), Vivo (0,180) e Sercomtel Celular (0,067).

Naquele mês, houve 48.239 mil reclamações dentre os mais de 151,9 milhões de assinantes de telefonia móvel.

Desempenho no Atendimento

Considerando o Desempenho no Atendimento de serviço, ainda entre as prestadoras de serviço móvel, a Brasil Telecom e a Aeiou obtiveram os piores resultados em janeiro de 2010, com notas de 78,125 e 80,5000, respectivamente, de 100 pontos possíveis.

Entre as operadoras com os melhores desempenhos, estão a Vivo, que obteve nota 98,550, e a CTBC Celular, que ficou com 94,450 pontos, como é possível verificar na tabela abaixo:

                      Operadora                                  Nota           
Vivo 98,550
CTBC Celular 94,450
TIM GSM 92,300
Claro 90,350
Sercomtel Celular 85,714
Oi Celular 83,098
Aeiou

80,500
Brasil Telecom GSM 78,125


Fonte: Anatel

O IDA leva em consideração a capacidade das prestadoras de atender as demandas em um prazo de cinco dias, de diminuir as reclamações dos consumidores, de reduzir as pendências e evitar reincidências.

As operadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação às metas de desempenho previamente estabelecidas.

Telefonia fixa

Entre as operadoras de telefonia fixa, as mais reclamadas na modalidade de ligação local foram a TIM, com 2,276 reclamações por mil acessos, seguida da Telefônica (1,409), Brasil Telecom (0,829) e Embratel (0,814).

Completam o ranking a Oi (0,811), GVT (0,590), CTBC Telecom (0,342), Sercomtel (0,171) e Intelig, que ficou em último lugar, com o menor número de reclamações na modalidade ligação local, com 0,020. 

Ao todo, a Anatel registrou 40.084 reclamações em janeiro, dentre os mais de 41,3 milhões de assinantes.

Já na modalidade de ligação à distância nacional, a Telefônica (0,031), Intelig (0,028), Oi (0,025), CTBC (0,022) e Brasil Telecom (0,014) obtiveram o maior número de reclamações, seguidas por Embratel (0,010), GVT (0,007) e Sercomtel (0,000). 

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