UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 18h24

Brasileiro deve consumir mais em 2010, diz pesquisa

SÃO PAULO – O brasileiro deve consumir mais em 2010. De acordo com projeções da consultoria Nielsen, o setor de bens de consumo no Brasil deve crescer cerca de 4% este ano, 1,8 ponto percentual a mais do que o crescimento apurado no ano passado, de 2,2%.

Dentre os motivos para a alta, estão o aumento da confiança do consumidor, que voltou a crescer em julho do ano passado, a expansão do crédito, a queda dos juros, o crescimento da renda do trabalhador e dos investimentos em setores produtivos.

“O crescimento do consumo está relacionado a investimentos. Como o Brasil está nos holofotes mundiais, receberá recursos para o setor produtivo, para áreas de infraestrutura (energia, estradas e comunicações) e também por conta dos eventos esportivos da Copa e das Olimpíadas. Tudo isso gera um ambiente de confiança”, disse o presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, ao participar de evento promovido pela Ancham-São Paulo nesta semana.

Tendências

Ragasol disse ainda que, este ano, alguns aspectos condutores do mercado de consumo estarão mais evidentes.

Como exemplo, ele citou a exigência cada vez maior dos consumidores emergentes e o aumento da procura por produtos que envolvam conceitos vinculados à saúde, conveniência e praticidade, assim como economia e indulgência.

Por outro lado, alertou, a pressão inflacionária pode reverter os planos de consumo do brasileiro. “O risco de aumento da inflação existe, mas é baixo, porque o governo já demonstrou que faz um bom trabalho. O Banco Central e o Ministério da Fazenda estão de olho nesta questão”, disse.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host