UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 11h41

CSN tem boas perspectivas para 2010, com foco em exportações e market share

SÃO PAULO – Apesar do forte recuo do lucro líquido no último trimestre de 2009 na comparação anual, a CSN (CSNA3) tem perspectivas positivas para 2010, focando em aumento das exportações e destacando seu crescimento de market-share, disseram diretores da empresa em teleconferência realizada nesta sexta-feira (26).

O balanço divulgado na véspera mostrou que os ganhos da siderúrgica caíram 81% nos últimos três meses do ano passado, ante período equivalente de 2008. Paulo Penido, diretor executivo da empresa, reconheceu que 2009 exigiu um grande esforço de caixa da empresa.

Perspectivas

O diretor de mineração da CSN, Jayme Nicolato, afirmou que as perspectivas são de um crescimento das exportações de 50% em 2010.

Penido, entretanto, pondera que os meses de fevereiro e março devam seguir complicados. Entretanto, a partir de então, Penido compartilha de perspectiva de um aumento de preço no mercado internaciona, quel deve enfraquecer as importações e favorecer a companhia.

Outra fonte de otimismo da CSN foi o crescimento expressivo de sua participação de mercado. O diretor comercial da companhia, Luis Fernando Martinez, informou que ainda não há números oficiais, mas as estimativas são de que o market-share da siderúrgica tenha fechado em torno de 36% em 2009.

Nova empresa de mineração

Penido afirmou que não existem planos no curto prazo para a inserção em outros segmentos de atividade, mas a criação de uma nova empresa focada nas atividades de mineração da companhia poderá acontecer até o fim de março.

A partir daí, a empresa poderá decidir se irá abrir capital, aproximar-se de um parceiro estratégico ou ambos, segundo o diretor. “Nada está decidido nesse momento. Mas as condições para isso (a criação da nova empresa) estão quase sendo todas atingidas”, avaliou Penido.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host