UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 09h21

Informes de rendimentos para o IR 2010 devem ser entregues até esta sexta

SÃO PAULO - A temporada de entrega da Declaração de Ajuste Anual do IR 2010, ano-base 2009, começa na próxima segunda-feira (1º). Assim, empresas, bancos, sociedades corretoras e afins têm até esta sexta-feira (26) para entregar o informe de rendimentos a seus funcionários e clientes pessoas físicas.

O informe é um documento que contém uma espécie de resumo de todo o rendimento pago ao longo do ano (2009) a ser declarado no Imposto de Renda. No informe entregue pelo empregador, devem estar incluídos o valor pago aos trabalhadores, as deduções realizadas e o imposto retido no ano passado. No caso dos bancos, além dos dados de quantias presentes em conta-corrente, o documento precisa conter valores da conta-investimento.

Corretoras, planos de saúde etc. também enviam o documento aos seus clientes informando, por exemplo, movimentação ao longo do ano e pagamentos efetuados.

Documento facilita declaração

A estrutura do informe de rendimentos (campos informando os valores) segue a do formulário da declaração de renda, de forma a facilitar o entendimento dos dados para o preenchimento correto.

É importante frisar que erros no preenchimento ou inconsistência nas informações declaradas podem levar o contribuinte a ter a declaração retida na malha fina para uma análise mais detalhada.


INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enviou, até o dia 23 de fevereiro, os comprovantes aos segurados que recebem a partir de R$ 717,30.

Quem não receber o documento em casa pode solicitar a segunda via pela Central 135.

Além disso, a partir de março, os comprovantes estarão disponíveis na página da Previdência Social, na Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado (Extrato para Imposto de Renda).

Para ter acesso, é preciso o número do benefício, a data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF.

Empresas

As empresas que não respeitarem o prazo estão sujeitas ao pagamento de de R$ 41,43 para cada documento não entregue, enviado fora do prazo ou com informações erradas. Portanto, se você não receber o seu informe dentro do período estipulado, procure o empregador e exija que as informações cheguem às suas mãos o quanto antes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host