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01/03/2010 - 18h05

Crédito e programas sociais impulsionaram vendas de notebooks em 2009

SÃO PAULO –  A facilidade do crédito e as isenções tributárias fizeram com que as vendas de notebooks no Brasil fechassem o ano de 2009 com crescimento de 20%. Este segmento foi o que auxiliou o mercado a não ver taxas menores de vendas no setor no ano passado.

Segundo a consultoria IDC, cerca de 11 milhões de computadores foram vendidos no País em 2009,uma queda de 6,4% em relação a 2008.

“As medidas que foram tomadas pelo governo, como a isenção de impostos para o segmento de PCs e a facilidade de novas linhas de crédito, principalmente no varejo e nos programas nacionais de inclusão digital para professores, propiciaram esse crescimento (nos notebooks)”, declarou o analista do setor de PCs da IDC, Luciano Crippa.

O especialista destaca que, na categoria de portáteis, para uso doméstico, o crescimento foi de 36%, enquanto as vendas para usuários corporativos viu uma queda de 16%. “Se não fosse essa retração, o número de vendas de notebooks teria sido bem maior”.

Desktops

A categoria de desktops não conseguiu obter um resultado nem aproximado dos portáteis. As vendas deste segmento caíram 16% em 2009. O número é resultado claro da substituição dos computadores de mesa pelos note e netbooks, segundo a consultoria, que oferecem “mobilidade, portabilidade e autonomia de bateria cada vez maior”.

A crise financeira internacional fez com que o Brasil enfrentasse pela primeira vez na história uma queda anual nas vendas de computadores. O principal motivo foram os cortes de custos nas empresas, que as fizeram adiar a compra ou troca de equipamentos de informática. A oscilação do câmbio também atrapalhou o mercado, pois muitos componentes que integram os computadores, mesmo os fabricados no País, são importados.

Neste ano

Para a IDC, o ano de 2010 verá crescimento de 16% nas vendas de computadores, atingindo cerca de 12,8 milhões de unidades. Notebooks e netbooks continuarão sendo os destaques.

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