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01/03/2010 - 10h37

Em 2009, redução do IPI aumentou em 21% vendas de produtos da linha branca

SÃO PAULO – Em 2009, a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), juntamente com o maior acesso ao crédito, fez com que o consumidor comprasse mais produtos de linha branca.

De acordo com pesquisa da consultoria Nielsen, entre 2008 e o ano passado, o volume de vendas deste tipo de mercadoria aumentou em 21%, sendo que os preços de tais produtos subiram 4%.

A redução do IPI da linha branca beneficiou ainda a venda de outras categorias, como os pequenos eletrodomésticos, que com o aumento de fluxo nas lojas acabou com um acréscimo de 2% nas vendas, apesar do aumento de 7% nos preços no período analisado.

Neste grupo vale destacar, também, o aumento nas vendas de ventiladores, sobretudo por conta das altas temperaturas.

Linha marrom e celulares

No que diz respeito à linha marrom, composta por mercadorias como TV, Home Theater, DVD, entre outros, mesmo com o aumento na procura por produtos com maior valor, como as TVs de LCD no segundo semestre, a desaceleração nas vendas nos primeiros seis meses de 2009 fez com que o grupo fechasse o ano com queda de 6% no volume.

Além disso, os preços dos produtos pertencentes à linha marrom apresentaram alta de 19% no ano passado.

Por fim, o mercado de celulares, após apresentar crescimento desde 2006, retraiu 5% em 2009. De acordo com a Nielsen, a retração foi motivada especialmente pelo câmbio.

Por outro lado, o setor mostrou recuperação no segundo semestre do ano, crescendo 37% sobre os primeiros seis meses de 2009, neste caso, as maiores influências vieram das vendas de produtos touchscreen, de celulares com TV integrada ou com com teclado completo qwerty.

 

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